sexta-feira, 25 de março de 2011

Triclosan: usar ou não usar?

O texto abaixo foi escrito e cedido gentilmente por uma amiga (Dra. Lidiane Martins), também clínica geral com prática em ortomolecular e que tem uma visão parecida com a minha, talvez por termos estudados juntos (ortomolecular). Vale a pena ler o texto.

Atenciosamente,

Dr. Frederico Lobo

Triclosan: usar ou não usar?

O brasileiro sempre diz que o ano só começa depois do carnaval, então, lá vamos nós...
Fiz um breve intervalo nos posts por causa do carnaval (que aproveitei para descansar) e agora vou retomar nosso caminho em busca de uma vida com saúde.

Recebi um pedido para falar um pouco sobre o triclosan, substância utilizada largamente em sabonetes bactericidas, e encontrei muitas informações importantes fazendo a minha pesquisa.

Triclosan ou triclosano é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. É eficaz também contra fungos e bolores e é encontrado em medicamentos, sabonetes, loções, cremes dentais, entre outros produtos.

No site do Environmental Working Group -EWG (http://www.ewg.org/), uma organização americana que tem como missão "utilizar o poder da informação para proteger a saúde pública e o ambiente", foi publicado um guia de alerta para que se evite o uso de triclosan. Para acessá-lo é só clicar no link: http://www.ewg.org/files/EWG_triclosanguide.pdf

Um trecho de um artigo, publicado em junho de 2010 na revista Environmental Health Perspectives, relata:
"Triclosan, o agente antimicrobiano utilizado como marketing em produtos de cuidado pessoal por sua capacidade de eliminar germes, está sob investigação. Em abril de 2010, o FDA anunciou que está conduzindo uma revisão científica e regulatória nos produtos que contêm triclosan.

O triclosan é um agente antimicrobiano de amplo espectro desenvolvido há 40 anos e inicialmente utilizado em ambiente cirúrgico. Nas duas últimas décadas seu uso cresceu rapidamente em produtos de cuidado pessoal, incluindo sabonetes, cosméticos, pasta de dentes, assim como em produtos para uso domiciliar. Um estudo americano de 2001 detectou triclosan em 76% de 395 marcas de sabonetes examinadas. Em 2008, o Environmental Working Group divulgou ter encontrado triclosan em mais de 140 tipos de produtos para uso pessoal e doméstico.

O debate envolve a hipótese de que o triclosan estimula a produção de clorofórmio, que é classificado como um agente possivelmente cancerígeno. Outros estudos levantam a possibilidade de o triclosan provocar alterações hormonais na tireóide.

O FDA relata que não existem evidências claras de que o uso de triclosan promova benefícios à saúde maiores do que o uso apenas de água e sabão." (Cooney, C. PERSONAL CARE PRODUCTS: Triclosan Comes under Scrutiny. Environ Health Perspect. 2010 June; 118(6): A242; Link: Artigo completo)

Há muita polêmica sobre o assunto, é claro, por envolver muitos interesses econômicos.
O fato é que já existem evidências científicas de efeitos prejudiciais do produto. Os consultórios dermatológicos já estão diagnosticando dermatites decorrentes do uso contínuo de produtos que contêm triclosan, seja pelo efeito irritativo direto ou pela destruição da flora de defesa da pele.

Acho que vale a pena evitar. Verifique sempre os rótulos dos produtos.

Para uma leitura adicional acesse os links:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI518670-EI298,00.html
http://www.health-report.co.uk/triclosan.html

Sobre a autora: Dr. Lidiane Martins - Clínica geral, atua em dermatologia estética e em estratégias Ortomoleculares. Médica certificada pela ASOMED. E-mail para contato: lidimartins@gmail.com Blog: http://cultivandoasaude.blogspot.com/2011/03/triclosan-usar-ou-nao-usar.html?spref=fb

1 comentários:

marco da costa Costa disse...

Bom dia, parabéns pelos esclarecimentos, graças a Deus ainda existem médicos preocupados com a saúde das pessoas e não somente com o dinheiro como a Indústria Farmacêutica. Grato.

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.