quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cozinhar demais o brócolis pode destruir suas substâncias benéficas

O brócolis é fonte de cálcio (a melhor dentre os vegetais, por ter um cálcio com boa biodisponibilidade) e contêm substâncias com potentes propriedades anticancerígenas. Essa substância é denominada de Sulforafano e estudos têm evidenciado que ele pode ser um agente extremamente potente contra o câncer.

Além disso o sulforafano também tem propriedades anti-inflamatórias, que são vistas com interesse pelos cientistas por sua capacidade de combater os efeitos de muitas doenças crônicas que acompanham a obesidade e o envelhecimento.

Entretanto, cozinhá-lo da forma errada pode destruir a enzima que fornece o Sulforafano.

“O brócolis, preparado corretamente, é um agente anti-câncer extremamente potente – três a cinco porções por semana já são suficientes para causar efeito. Mas, para conseguir os benefícios do brócolis, a enzima mirosinase tem que estar presente; se ela não está lá, o sulforafano, componente preventivo do câncer e anti-inflamatório, não é formado”, diz Elizabeth Jeffery da Universidade de Illinois (EUA). O correto é cozinhar o vegetal no vapor de 2 a 4 minutos. Assim a enzima e os demais nutrientes o brócolis são mantidos.

A parte do brócolis mais abundante em mirosinase são os brotos da planta, que podem ser incluídos na dieta de diversas formas. Os brotos do brócolis quando ingeridos com as outras partes da planta potencializam os efeitos benéficos, já que assim os níveis das substâncias que previnem o câncer ficam mais altos.

O brócolis também traz benefícios para diabéticos e evita dandos nos rins e retina.

Fonte: http://www.upi.com/Health_News/2011/02/06/Overcooking-broccoli-hurts-health-benefit/UPI-16591296968434/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.