terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Acupuntura na Fibromialgia

A acupuntura é uma especialidade médica, baseada principalmente na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo segundo técnicas da medicina tradicional chinesa (lembrando que Medicina tradicional chinesa engloba além da acupuntura: dietética, fitoterapia chinesa, moxabustão, exercícios físicos).

A acupuntura já foi extremamente estudada para o tratamento da dor em vários locais do corpo, principalmente na região lombar, e é uma técnica já bastante recomendada nestas situações.
 
Atualmente algumas pessoas estão me questionando sobre os reais benefícios da acupuntura para a fibromialgia.

A Acupuntura é indicada ? Não é indicada ? Substitui o tratamento convencional ?

Bem, o tema é controverso. Nas últimas pesquisas que realizei na maior base de dados de medicina (http://www.pubmed.com/), encontrei artigos com diferentes conclusões.

A maioria dos artigos elaborado por pesquisadores chineses afirmam que a acupuntura pode e deve ser utilizada para o tratamento da fibromialgia. Alguns estudos publicados nas revistas de reumatologia  também concordam com alguns estudos chineses.
Artigos a favor:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2852376/?tool=pubmed
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20423209
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20568427
http://jrm.medicaljournals.se/article/pdf/10.2340/16501977-0216  (Artigo elaborado por pesquisadores da escola de medicina da USP)

Entretanto a grande maioria das revistas renomadas de reumatologia afirmam que por não existirem ensaios clínicos rigorosos mostrando a eficácia da Acupuntura na Fibromialgia, a mesma não deve ser recomendada como modalidade terapêutica.
Artigos contra:
http://rheumatology.oxfordjournals.org/content/49/7/1420.long
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19590596

Bem, na prática vejo uma boa resposta e portanto indico. Meu pai (reumatologista) também indicava bastante e com bons resultados quanto associado ao tratamento convencional. Eu, particularmente mesmo utilizando da estratégia ortomolecular, muitas vezes não abro mão das medicações convencionais (Amitriptilina, Imipramina, Nortriptilina, Ciclobenzaprina e Antiinflamatórios) exceto quando o paciente não deseja. Na minha opinião a associação entre Acupuntura e estratégias ortomoleculares podem ser uma boa opção terapêutica para portadores de Fibromialgia. Apesar de ter pacientes que tiveram imensos benefícios utilizando apenas do arsenal terapêutico da ortomolecular, visto que ele age na raíz do problema (da fibromialgia). Com algumas poucas substâncias conseguimos "ressucitar" a mitocôndria dessas pacientes e com isso a fadiga e dor melhora, por um outro lado utilizamos algumas substâncias que tentam restaurar o sono e com isso há uma grande melhora dos outros sintomas.

A acupuntura como terapia isolada

Quando fazia o estágio da especialização só podíamos utilizar acupuntura no tratamento das pacientes. Mesmo sendo médico e com conhecido acerca do tratamento da fibromialgia, não podia prescrever medicação. Era comum pacientes portadoras de fibromialgia e muitas delas faziam acupuntura a longa data, melhoravam e retornavam pro ambulatório.

Cada paciente tem uma resposta individual ao tratamento com acupuntura quando se trata de fibromialgia. Algumas pacientes relatam melhora de todos os sintomas, outras relatam apenas melhora do sono e já outras relatam apenas melhora das dores.

Na prática não utilizo a acupuntura de forma isolada, pois percebo que o efeito analgésico da acupuntura não é tão duradouro, e sim temporário. Isso acaba levando à uma decepção com a terapia. Portanto oriento que as aplicações sejam periódicas. Além disso muitas pacientes procuram a acupuntura achando que todos os sintomas serão solucionados, o que nem sempre é verdade.

Embora alguns autores preconizem que a acupuntura melhora o bem estar e o sono dos pacientes portadores de Fibromialgia, acredito que seu papel principal é no manejo da dor. Dores localizadas tendem a responder mais do que a dor generalizada e a técnica funciona melhor quando o paciente apresenta uma área mais específica de dor, em um determinado grupo muscular.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.