segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Substância de pasta de dente causa dano no cérebro de fetos

Uma substância química encontrada em pasta de dentes e sabonetes tem sido associada a um dano cerebral em bebês que estão dentro do útero.

A nova descoberta sugere que o triclosan (poderoso anti-bacteriano) pode interromper o fluxo de sangue para o útero, impedindo a chegada de oxigênio ao cérebro do bebê, necessário para seu desenvolvimento.

As informações foram publicadas no jornal britânico Daily Mail. A substância é usada geralmente em produtos de higiene como desodorantes, detergentes líquidos, em produtos de limpeza e até em alguns brinquedos, o que tem preocupado a comunidade científica. O FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano responsável pela análise dos alimentos e medicamentos que entram no mercado, afirmou que estão averiguando a segurança do uso da substância.

Os cientistas temem que mulheres grávidas então expostas a níveis elevados da substância química possam estar colocando a vida de seus filhos em risco.

Nesse último estudo, os testes em carneiros mostraram que a substância interfere em uma enzima que permite que o hormônio estrogênio circule no útero.

O estrogênio ajuda a manter aberta a artéria principal que transporta sangue rico em oxigênio para o feto. Se houver muito pouco oxigênio, esta artéria se estreita e suprimentos de oxigênio se esgotam.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.