segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pesquisa contesta papel do ômega 3 e vitaminas do complexo B na proteção cardíaca

Estudo feito por grupo de universidades francesas, entre elas a Sorbonne, colocou em xeque a eficácia do suplemento de ômega 3 contra problemas cardiovasculares.

Os resultados, publicados no "British Medical Journal", basearam-se no acompanhamento, por quatro anos e meio, de 2.501 pacientes que tiveram alguma doença cardíaca ou derrame cerebral nos últimos 12 meses.

Os participantes foram divididos em quatro grupos:
1) Grupo I: tomou diariamente o suplemento de ômega 3(600mg de EPA e 300mg de DHA),
2) Grupo II: consumiu vitaminas do complexo B (Ácido fólico:560mcg B6:3mg B12:20mcg)
3) Grupo III: ômega 3 + Vitamina B,
4) Placebo.

O ômega 3 aumentou a concentração de gorduras "boas" no sangue dos pacientes, mas não diminuiu problemas vasculares como infarto e derrame. O mesmo foi observado no consumo de vitamina B, que, embora tenha diminuído a presença de homocisteína (aminocácido que pode causar entupimento das artérias), não alterou a ocorrência de problemas vasculares em pacientes que iniciaram a terapia APÓS o primeiro evento cardiovascular.

Mas me perguno, desde quando nutrientes isolados, sem mudança de estilo de vida auxiliará na prevenção de risco cardiovascular ?
Será que esses pacientes fizeram atividade física ? Será que esses pacientes foram submetidos à mudanças dietéticas, reeducação alimentar ?
Será que a dose empregada tinha boa concentração de EPA e DHA ? Pelo visto apenas 600mg de EPA torna-se irrisório.
Complexo B: apenas 3mg de B6 (muito pouco), ácido fólico (560mcg, acima da RDA, mas está razoável), B12: 20mcg (baixíssima, ainda mais considerando a via utilizada. Por via Oral a absorção de B12 é baixa).
O mais importante: os pacientes selecionados ja tinham eventos cardiovasculares prévios. Reafirmando a necessidade de mudança de estilo de vida.

FONTE: http://www.bmj.com/content/341/bmj.c6273.abstract?sid=bc0ccb1e-620f-418b-b456-5b2ecab56c47

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.