segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Estudo aponta por que algumas pessoas engordam após a dieta

As dietas ioiô podem fazer com que você engorde mais, por causa de alterações em diversos genes importantes na regulação do estresse e do apetite, segundo estudo recentemente publicado no Journal of Neuroscience.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, o chamado “efeito sanfona” - de engordar e emagrecer constantemente - altera a forma como o cérebro reage ao estresse, podendo levar à alimentação inadequada. Em testes com ratos, os cientistas observaram que, quando expostos ao estresse, os animais submetidos, anteriormente, a três semanas de dieta com restrição de calorias comiam mais alimentos gordurosos do que aqueles que não haviam passado por restrições alimentares.

Os testes mostraram que os roedores submetidos a dietas produziam mais hormônios de estresse - a corticosterona - e tinham alterações em diversos genes associados ao estresse, além de apresentarem “comportamento similar à depressão”. “Esses resultados sugerem que a dieta não apenas aumenta o estresse, fazendo com que seu sucesso seja mais difícil, mas também que ela pode, na verdade, ‘reprogramar’ a forma como o cérebro responde ao estresse futuro e impulsos emocionais para comer”, explicou a pesquisadora Tracy Bale

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.