domingo, 12 de dezembro de 2010

Brasileiros têm hábitos de vida pouco saudáveis

De acordo com a pesquisa internacional de saúde Bupa Health Pulse 2010, os brasileiros continuam tendo estilos de vida pouco saudáveis, apesar do medo de desenvolver doenças crônicas.

Os dados revelam que 63% dos brasileiros se exercitam apenas uma hora por semana ou menos, enquanto 66% fazem uso do álcool e 20% fumam. Embora este estilo de vida possa sugerir que as pessoas não se preocupam com sua saúde, quase nove em dez (88%) brasileiros disseram que se preocupam com o desenvolvimento de uma doença crônica. Por outro lado, 30% dos brasileiros não fizeram nada para avaliar seu risco de desenvolver uma doença crônica nos últimos 12 meses.

A pesquisa foi patrocinada pela Bupa, uma companhia internacional de seguros de saúde, e entrevistou mais de 12.000 pessoas em todo o mundo sobre suas atitudes e percepções a respeito de doenças crônicas. Dentre todas as doenças crônicas, 33% dos entrevistados no Brasil disseram que se preocupam mais com o câncer e menos de 10% colocaram as doenças cardíacas e diabetes como a principal preocupação. Além disso, 25% dos brasileiros acreditam que a obesidade é o maior problema de saúde do País em termos de número de pessoas afetadas.

"Embora aparentemente estejamos cientes da prevalência de doenças crônicas na sociedade, não estamos fazendo o suficiente para reduzir os riscos de uma condição crônica. Curiosamente, as pessoas também estão muito mais preocupadas com o câncer do que com outras condições, apesar das doenças cardiovasculares matarem mais pessoas. Mudar o estilo de vida é uma das chances para evitar essas doenças.", comenta Dr. Sneh Khemka, Diretor Médico da Bupa International.

Um relatório da London School of Economics (LSE) reforça a escala e o impacto das doenças crônicas na sociedade.

"A doença crônica é a principal causa de morte e incapacidade em todo o mundo, representando 60% de todas as mortes. O impacto econômico dessas doenças é substancial, sem mencionar os custos da assistência às pessoas e a perda de produtividade na economia" diz Julien Forder, Sênior Research Fellow da LSE. "O importante é que muitas dessas doenças são preveníveis. Pesquisas mostram que o exercício é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para reduzir o risco de condições crônicas. Quase um terço (30%) das doenças cardiovasculares e 27% de diabetes poderiam ser evitadas se todos se exercitassem", conclui Julien Forder.

Pesquisa Bupa Health Pulse 2010:

• Ipsos MORI entrevistou 12.262 pessoas em 12 países - Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, México, Rússia, Espanha, EUA - entre 10 de junho e 14 de julho de 2010.

Dados Brasil - Pesquisa Bupa Health Pulse 2010:

• 1005 brasileiros entrevistados.

• Quase nove em dez (88%) brasileiros estão preocupados em desenvolver uma doença crônica

• Um quarto dos brasileiros (25%) acredita que a obesidade é o maior problema de saúde do Brasil em termos de número de pessoas afetadas

• 30% dos brasileiros não fizeram nada para avaliar seu risco de desenvolver uma doença crônica nos últimos 12 meses; 36% dos homens que não fizeram nada comparado com 24% de mulheres, enquanto que 38% fizeram um check-up com o médico.

• Daqueles que não fizeram nada para avaliar seu risco, 28% afirmaram que é devido à falta de tempo, enquanto que 26% dos entrevistados disseram que o motivo principal é o custo.

• 23% dos brasileiros estão preocupados com o fato de não terem condições de arcar com os custos do melhor tratamento caso desenvolvam uma doença crônica, com mais mulheres preocupadas com isso (29%) do que homens (17%).

• Quase um terço acredita que eles morrerão de velhice (31%) ao invés de uma específica doença crônica (http://www.maxpressnet.com.br/).

FONTE: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--56-20101209&tit=brasileiros+tem+habitos+de+vida+pouco+saudaveis

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.