sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Brasil deve fechar fronteiras para os agrotóxicos proibidos, diz Marina Silva

De acordo com informações do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindage), mais de um bilhão de litros de agrotóxicos foram jogados nas lavouras brasileiras na última safra. O número coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking dos países que mais usam agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia, é como se cada brasileiro consumisse, ao longo do ano, cinco litros de veneno.

De acordo com a senadora Marina Silva (PV), o governo brasileiro deve ter mais atenção em relação a este tema. Ela enfatiza que o uso excessivo de veneno prejudica não só a população, mas também o meio ambiente. Entre os problemas citados, a senadora aponta a facilidade com que os agrotóxicos proibidos na Europa entram no mercado brasileiro.

“A discussão em torno do tema do agrotóxico deve ser feita e ganhar mais transparência. Obviamente que o governo tem um papel fundamental em relação a esta questão. Porém, a fiscalização ainda é muito baixa, principalmente nas fronteiras. Nesses lugares o contrabando de agrotóxico é muito evidente.”

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o principal destino de agrotóxicos proibidos no exterior. Dez variedades vendidas livremente aos agricultores, no Brasil, não circulam na União Europeia e Estados Unidos. Um exemplo é o endossulfam, uma substância considerada altamente tóxica e associada a problemas reprodutivos. Por isso é vetado em 45 países.

FONTE: http://www.radioagencianp.com.br/9330-Brasil-deve-fechar-fronteiras-para-os-agrotoxicos-proibidos-diz-Marina-Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.